Um desafio.... (vestir de igual ou não?)

A experiência de umas pode evitar erros a outras, verdade?
Vou propor aqui um desafio....
O que podemos nós aprender com quem já passou por uma situação semelhante?

Vamos deixar a nossa opinião....

O que acham acerca de vestir ou não os gémeos de igual? ...

Não há respostas certas ou respostas erradas.... cada uma fará a sua opção com base naquilo que pensa, e é esse o desafio que vos proponho hoje....

21 comentários:

Ana Lua disse...

Será então justo que comece eu por dar a minha opinião...
Eu nunca vesti os meus filhos de igual (excepção feitas aos pijamas, que às vezes até acontece)...
Procurei sempre que cada um criasse a sua propria identidade, o facto de serem gémeos verdadeiros já era suficientemente confuso para quase toda a gente, por outro lado achei sempre que o facto das roupas pertencerem a cada um individualmente era uma forma de começar a mostrar desde cedo que cada um é um individuo e que "os gémeos" são afinal 2 pessoas distintas, o Tomás e o Afonso, que tiveram a sorte de serem gémeos...
Que fisicamente são muito parecidos, mas que cada um tem a sua personalidade muito forte e definida, como se tem vindo a demonstrar cada vez mais com o passar dos anos.
Vesti-os sempre dentro do mesmo género, mas em cores diferentes... (até tinha um truque.... normalmente era azul e beje, ou azul e vermelho, ou azul e outra cor qualquer.... e o Afonso era sempre o de azul... A de azul e A de Afonso... isto ajudou a familia, até certo ponto...) Não troco as camisolas, nem os blusões, a mesma peça pertence sempre ao mesmo....
Hoje com 6 anos participam muito na escolha da roupa deles... e às vezes até decidem trocar, porque um quer emprestar uma peça de roupa ao irmão.... ou porque ainda querem brincar com alguem e tentar enganá-lo... (devo dizer que trocar os bibes, com o nome, no Jardim de Infãncia era uma situação que os fazia delirar....)
Isto foi o que eu fiz sempre com os meus filhos... se está certo ou errado, não sei, nem me parece que haja "fórmulas".... espero agora a vossa opinião sobre este assunto...

Anônimo disse...

Eu ñ sou mãe de gémeos. Mas na minha opinião acho que cada um é um individuo, que embora fisicamente possa sem muito idêntico ao outro, tem as suas características pessoais e isso deve ser sempre fomentado como ponto de equilibrio na construção da personalidade de cada um.
Como disse é uma opinião e vale o que vale, mas se fosse mãe de gémeos não os vestiria de igual.

Anônimo disse...

As minhas meninas também são gémeas idênticas e muito muito parecidas, inicialmente eu não as conseguia vestir de diferente, era mesmo tudo igual, agora já é diferente, opto por comprar cores diferentes na maior parte das vezes, embora ainda tenham muita roupa igual, normalmente a oferecida nos anitos delas. Também associo o azul a uma e o rosa a outra, por escolha delas, aliás quando as cores são diferentes elas tratam logo de escolher e até agora ainda não deu guerra. Mas não vejo que vestir de igual prejudique em termos de identidade, pois elas com 3 aninhos sabem perfeitamente quem são e quando querem divertem-se a baralhar as pessoas. Mas racionalmente acho que não devem andar sempre vestidas de igual, já basta serem muito parecidas.

Anônimo disse...

Olá! Eu sou da opinião que uma vez de vez em quando, até tem a sua piada!! Não mais que isso. Eu tenho " picos " ou seja, tenho alturas que acho mt graça...tenho outros dias que arranjo mesmo maneira de elas( Mariana e Matilde 14 meses) andarem mesmo muito diferentes, uma de calças e outra de vestido por ex.
Não tenho nada contra quem veste de igual sempre, acho que são opções de cada um.
Eu é como digo, e a minha experiência ainda é curta! Mas acho que com o passar dos anos vou mesmo optar por nunca as vestir de igual, chegará a uma idade que faram elas essa opção!
Tenho lido algumas coisas sobre o assunto, e como alguem disse aqui, o facto de defenir cor para cada um, na opinião de especialistas não é nada positivo, mas mais uma vez digo, são opções de cada um.O facto de terem corte de cabelo igual, tambem não será uma opção minha, eu olho para as minhas filhas e vejo duas crianças diferentes ( e são monozigoticas )como tal quero que elas proprias quando se olharem ao espelho, as duas ao mesmo tempo, tenham tambem essa noção!

Claro que as pessoas acham graça é velas de igual...mas com isso posso eu bem!
Um dia na rua aconteceu uma coisa mt engraçada.
Uma senhora já de uma certa idade, disse-me assim:
Ó minha filha!!! As meninas se são gémeas TEM de estar vestidas de igual...( este comentário com um ar escandalizado!!! )
Ao que eu respondi:
Siiimmmm elas são gémeas, mas isso não significa que se vistam de igual obrigatóriamente!! Até porque já basta o facto de terem partilhado durante 37 semanas ( no meu caso) a mesma barriga!!!

Eu até tenho um habito, que é,saír só com uma...e assim os miminhos são mais bem repartidos,hihihi

Sei o que é ter só um filhote( tenho o Afonso 6 anos ) e a atenção que é dada a um é completamente diferente q se dá a dois, falo com experiência.

Um grande beijinho e parabens p´lo blog.

Solange Gomes disse...

Quando os meus eram mais bebes, gostava de os vestir com os mesmos tons (já que no meu caso, um casal, é impossível vesti-los de igual)
Continuo a fazer a mesma coisa em ocasiões especiais - Natal, aniversários, etc...
Se fossem do mesmo sexo, faria o mesmo tipo de conjugação de cores, mas sem estarem de igual, pois cada um deve ter a sua identidade própria

Anônimo disse...

E quando são elas/eles que querem, vestir de igual??!!
Já pensaram nessa possibilidade!!
Já tive oportunidade de contar num outro comment que perdi um dos meus sobrinhos gemeos, mas quis Deus, ou talvez alguem por Ele, que esteja dia a dia em convivio com duas gemeas...
Sou educadora de infância e tenho na minha sala duas pequenas iguizinhas, que só se distinguem pelos brincos! A Carolina usa bolinhas e a Margarida corações!Nem pense aquela mãe tirar ou sequer ter a "ousadia" de trocar os brincos!Pois ficariamos completamente à nora!!Os colegas, como tambem não as conseguem distinguir, optaram por chamar-lhes simplesmente "manas"!!
Pois é, é que são iguais.
Mas o que vos queria contar é que todas as manhãs, a mãe chega exausta ao Jardim de Infância, pois a discusão em casa já foi terrrivel... elas teimam em vestir de igual! É claro que tem algumas peças iguais mas tem mtas mais diferentes! No entanto, todas as manhãs discutem porque querem ir de igual...
"vá lá mana leva a blusa verde"
"oh!mana mas leva tu a blusa azul"
e quando finalmente se entendem com a blusa, lá começa de novo a discussão sobre a blusa ou sobre a saia! Elas chegam mesmo a discutir sobre as cuecas, meias,ganchos, etc. resumindo, TUDO!!
Pormenor importante tem 3anos feitos em Janeiro!
O que será mais indicado?? Não faço a minima ideia! E será que isso lhes interessa??
Deixemo-los crescer e tomar as suas decisões e escolhas, o que innteressa é que sejam eles próprios e que nada os faça afastar do e de quem mais gostam...
Este é só um testemunho com ar de desabafo...
Bjokas e vou continuar atenta ao Blog :)

rita disse...

Eu gosto de vestir as minhas duas piolhas 'parecidas', com roupa igual e de cores diferente :) Acho piada vê-las assim, a combinar uma com a outra. Muitas vezes a roupa é igualzinha e até acho mais prático assim do que estar a escolher roupa completamente diferente. Além disso, compro sempre a roupa em dobro, e se só houver igual, é igual que fica. Evito a combinação azul e rosa pq lembro-me de detestar qd a minha mãe nos vestia assim a mim e à minha irmã mais nova.
É claro que elas ainda são muito pequeninas - têm 1 ano - e qd começarem a querer escolher acho que mesmo que quisesse não as ia conseguir impedir ;)
Em relação a cada um ter a sua individualidade, acho muito importante estimular isso, mas não penso que seja a roupa igual ou não que faça a diferença (embora possa influenciar a reacção das pessoas). Além disso, tão importante como a individualidade de cada uma é a relação única e especial que têm por terem nascido ao mesmo tempo. que também merece o mesmo respeito e estímulo.

Anônimo disse...

As minhas gémeas não podiam ser mais diferentes...uma é loira, pele branquinha e olhos castanho amêndoa;a outra é morena, olhos e cabelo escurinhos, escurinhos. Pois, uma é mãe e outra é pai!
Apesar de nem sequer parecerem irmãs, nunca as visto de igual. Dá-me jeito comprar peças idênticas de cores diferentes, se houver na loja, e de vez quando lá calha dois vestidos ou duas calças iguais, mas algusn pormenores acabam sempre por ser diferentes. Não que tenha necessidade de as distinguir...simplesmente gosto mais assim! Os pais que têm filhos de idades diferentes não os vestem de igual (embora seja fácil, com idades aproximadas, comprar a mesma peça em tamanhos distintos), porque haveria eu de fazê-lo?
Já agora, mais uma história do que as pessoas dizem na rua. (Agora já ninguém diz nada porque poucos põem a hipótese de serem gémeas). Comentário de uma senhora para a filha, quando esta pergunta se aqules bebés que estão a passar são gémeos:"não, filha, não vês que não estão vestidos de igual..."!

♥ tm disse...

tenho duas meninas gémeas com 3 anos, talvez quando estava grávida tenha pensado que nunca as vestiria de igual... com a prática diária fui pondo de parte os "nuncas". Por vezes vestem igual, até porque é mais prático escolher, ou tons semelhantes por vezes vestem completamente diferente. Já faz algum tempo que elas participam nas escolhas... e elas gostam muito de vestir de igual. O ter roupas diferentes normalmente significa uma guerra e muita negociação...
Elas podem ser muito parecidas fisicamente mas tem personalidades completamente diferentes, tem a sua individualidade. Na escolinha são as "manas" e gostam de baralhar quem não as consegue destinguir....
Para mim todas as versões são possíveis, depende do gosto e muita atenção à sensibilidade de cada criança.

bjs

PRINCIPES DO MEU REINO ! disse...

Olá!!

Sou Mãe de Gémeos diferentes.. um louro e um moreno..
Apesar de terem algumas roupas iguais, tento sempre comprar em cores diferentes, até porque acho que um fica mais engraçado de uma cor e outro de outra..eles são tão diferentes em tudo.. não só no aspecto físico, mas tb de feitio, de gostos.. porque haveria de os vestir de igaul??

Beijinhos grandes
Pat, Afonso e Dinis

Cristina e Omar disse...

Não tenho gémeos, mas tenho uma irmã gémea. Nós vestimo-nos de igual até aos 10 anos. Desde então, usamos o cabelo de tamanho diferente e temos estilo de vestir diferente. Coincidência ou não, quando nos encontramos para almoçar juntas, etc, damos conta q estamos vestidas de igual!!
Acho q não perdi a minha identidade. Penso que uma criança chega a uma determinada altura em que é autonoma de decidir se quer ou não continuar a vestir-se de igual.

Mummy disse...

Olá,
Eu sou mãe de duas meninas gémeas verdadeiras e mesmo muito parecidas, visto-as sempre de igual e já não pode ser de outra forma pois elas próprias fazem birra se uma tem a roupa diferente da outra. Às vezes acontece estarmos em casa e uma sujar-se a comer, eu tenho que mudar a roupa às duas. Não que eu faça questão que seja assim mas elas próprias já querem assim.

Verónica disse...

Olá,
As minhas pipocas nunca se vestem de igual, quando muito vestem roupa identica, i.e. o mm modelo mas sempre com cor diferente ou cores identicas mas modelos diferentes. Tem algumas peças iguais(normalmente oferecidas)mas nem sempre as vestem no mesmo dia. Toda a roupa que tem é das duas, não "marco" a roupa como sendo só de uma ou de outra, ao contrario do q faço com o calçado, a unica q coisa q compro igual e q identifico.
Se um dia elas quiseem vestir igual eu não me oponho, mas para já perfiro assim, tb acho q cada uma é ela propria e não tem de ser ainda mais igual a outra.

Anônimo disse...

nao necessariamente, o futuro encarregar-se -à de os diferenciar
(no meu caso)

Anônimo disse...

Eu sou trigémea e sempre odiei andar vestida de igual, mas naquele tempo tudo era mais difícil, pois já tenho 51 anos. Relativamente às cores diferentes, também convém mudar de vez em quando. A minha era o azul e como tal nunca pude ter outra., Muitas felicidades.
Teresa

sheyla disse...

Ola gostaria de deixar minha opinião a respeito de tão controverso assunto. Tenho 1 filho de 26 e filhas gêmeas de 24 anos (apesar de identicas ao nascerem me falaram que eram bivitelinas). Sempre as vesti iguais, quando bebes por opção minha e desde os 3 anos delas. Os 15 anos foram mágico quiseram os vestidos iguais e até o arranjo de cabelo iguais, ficaram duas princesas. Hoje se vestem diferente a maioria das vezes, mas possuem roupas iguis e de vez em quando gostam de sair de gemeas, pois isto para elas é uma curtição. Sempre estiveram juntas em tudo e todos os momentos, são tao iguais na aparencia e tão diferentes nas personalidades. Uma curiosidade interessante, nunca admitiram trocar de lugar, em nada. E tambem nunca permitiram que eu trocasse os nomes (confesso que esta parte foi difícil pois qual a mae que nao troca o nome dos filhos). Apesar de nao se separarem, vestirem roupas iguais terem personalidade propria, são muito bem resolvidas. O relacionamento delas é lindo. Raras vezes brigaram e não se largaravam por nada, se separava (deixando uma com minha mãe) passava 5 minutos começavam a ligar querendo uma a outra. Uma vez falaram que era para eu colocar em colégio ou sala diferente ao que respondi: a própria natureza as criaram juntas porque eu vou separar? É anti natural. Aconselho a mães de gêmeos a deixarem a própria natureza agir e seguir seu rumo natural. É lindo ver hoje elas adultas, parceiras, mulheres forte, independentes e com este laço maravilhoso e invisível a uni-las. Sou uma mãe abençoada pois tenho 3 filhos maravilhosos e muito amigos. Espero ter sido de alguma ajuda. bjim.

Annete Canhoto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Annete Canhoto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carol disse...

sou mae de gemeos identicos ( Leonardo e Lucas) eles tem 3 anos e desde que nasceram visto eles iguais acho muito lindo e adoro que todos olhem, pois tenho muito orgulho de ser mae de gemeos, nao acho que isto venha interferir na personlidade deles hoje sei perfeitamente quem é mais dengoso, quem é mais agitado, quem é mais vergoso etc. Eles tem personalidades diferentes, mais em aguns gostos e momentos eles pensam e gostam das mesmas coisas.
Bom esta é minha opiniao, obrigada pelo espaço.

Carla disse...

Eu visto igual meus gêmeos, eles tem 9 meses, por enquanto acho mais prático vesti-los igualzinho, mais tarde acredito que eles teram personalidades diferentes e não vão aceitar sairem iguais!

Giane disse...

Meus gêmeos Benhur e Bernardo, são bivitelinos, eu tb tenho orgulho de ter tindoa essa bênção de ter gêmeos, fico orgulhosa e visto eles igual, pois chama atenção e todos acham lindo!