Gémeos Idênticos ou Fraternos?

Os gémeos podem ser idênticos (monozigóticos ou univitelinos) ou fraternos (dizigóticos ou bivitelinos).

Os gémeos idênticos, como o nome já diz, terão o mesmo sexo, a mesma aparência física, o mesmo grupo sanguíneo enfim, capazes de confundir todos. Eles são originados de um único óvulo e um espermatozóide. O óvulo fertilizado divide-se em duas partes idênticas após a sua implantação no útero e estas desenvolvem-se separadamente. Esta causa permanece ainda hoje um mistério para os especialistas neste assunto.

Os gémeos fraternos, resultam da fertilização de dois óvulos por dois espermatozóides. Eles partilham até 50% da informação genética, podem ou não ser do mesmo sexo e ter ou não o mesmo factor sanguíneo. E não se assemelham mais do que dois irmãos com a mesma idade. Os óvulos podem ser libertados de um ou de ambos os ovários.

A melhor altura para saber se os gémeos são fraternos ou idênticos, será sem duvida o momento do nascimento. Mesmo que nasçam com o mesmo sexo, para ter a certeza, o médico precisará de analisar a placenta: se for uma só para os dois e se as membranas das duas bolsas fetais tiverem camadas finas é provável que sejam idênticos.
Mas se as placentas forem separadas e as membranas das bolsas fetais tiverem quatro camadas, é quase certo que seram gémeos fraternos. A resposta definitiva virá só depois de feito o teste que permite definir o tipo sanguíneo.

Cerca de 70% dos gémeos são fraternos e 30% são idênticos, mundialmente falando.

14 comentários:

sonia teixeira disse...

ola!!! sou a sonia mae tmb de gemeos..rodrigo e henrique de 13 meses...espero trocar conselhos com outra mãma...bjs sonia,rodrigo e henrique..ah gostariamos que nos fizessem uma visitinha

Railwayman disse...

Fantástico Amiga já começas a ter repercussões desta tua iniciativa...

tinica disse...

É realmente deslumbrante ir descobrindo esse mundo fantástico dos gémeos...
Tenho a certeza q esta é a realização de um dos teus pequenos apontamentos de Muleskin...
Bj

ritasc disse...

Olá Ana,
Parabéns pelo Blog!
Sou mãe de uma Joana e de uma Margarida, com 1 ano, e acho óptima a ideia de haver mais umespaço de troca de ideias e conselhos!

Aristides Faria disse...

Ana,

Posso te falar a verdade?

Não tenho irmão gêmeo... nem na família... sou filho único...

Entrei no blog por acaso, para pesquisar rapidamente a diferença entre "vocês" rsrsrs!!

Show de bola! Meus parabéns e continue com seu trabalho!! Se tiver algum material sobre "os gêmeos no mercado de trabalho" ou algo semelhante, terei prazer em compartilhar no meu [RH em Hospitalidade].

Parabéns!! Um abraço!!

Sucesso sempre,
Aristides Faria

rina maria disse...

QUERIDOS AMIGOS:
LES PUEDO DECIR QUE SOY GEMELA Y ES LA EXPERIENCIA MAS HERMOSA QUE UN SER HUMANO PUEDE PASAR, ES COSA MITICA DECIR QUE ES TU MITAD, QUE ES LA MITAD DE TU FUERZA Y COSAS ASI, SOLO LES PUEDO DECIR QUE SI VOLVERIA A NACER, PEDIRIA A DIOS SER GEMELA OTRA VEZ.
ODEHT, HERMANA LINDA TE ADORO.
JUNTAS SIEMPRE.
RINA MARIA

GOMES & BRITO disse...

Oi tbm tenho 2 filhos gemeos identicos Felipe e Arthur, são meus tesouros mais preciosos que Deus podia me dar...

adorei seu blog
Elaine G.B
Itambé-Paraná

sheyla disse...

Ola gostaria de deixar minha opinião a respeito de tão controverso assunto. Tenho 1 filho de 26 e filhas gêmeas de 24 anos (apesar de identicas ao nascerem me falaram que eram bivitelinas). Sempre as vesti iguais, quando bebes por opção minha e desde os 3 anos delas. Os 15 anos foram mágico quiseram os vestidos iguais e até o arranjo de cabelo iguais, ficaram duas princesas. Hoje se vestem diferente a maioria das vezes, mas possuem roupas iguis e de vez em quando gostam de sair de gemeas, pois isto para elas é uma curtição. Sempre estiveram juntas em tudo e todos os momentos, são tao iguais na aparencia e tão diferentes nas personalidades. Uma curiosidade interessante, nunca admitiram trocar de lugar, em nada. E tambem nunca permitiram que eu trocasse os nomes (confesso que esta parte foi difícil pois qual a mae que nao troca o nome dos filhos). Apesar de nao se separarem, vestirem roupas iguais terem personalidade propria, são muito bem resolvidas. O relacionamento delas é lindo. Raras vezes brigaram e não se largaravam por nada, se separava (deixando uma com minha mãe) passava 5 minutos começavam a ligar querendo uma a outra. Uma vez falaram que era para eu colocar em colégio ou sala diferente ao que respondi: a própria natureza as criaram juntas porque eu vou separar? É anti natural. Aconselho a mães de gêmeos a deixarem a própria natureza agir e seguir seu rumo natural. É lindo ver hoje elas adultas, parceiras, mulheres forte, independentes e com este laço maravilhoso e invisível a uni-las. Sou uma mãe abençoada pois tenho 3 filhos maravilhosos e muito amigos. Espero ter sido de alguma ajuda. bjim.

Paula Queiroz disse...

Oi, tenho filhos gemeos, gemeos identicos. Arthur e Matheus hoje com 8 meses.Paula

Paula Queiroz disse...

Olá, tenho tres filhos lindos: Juan, 14 anos e Arthur e Matheus, gemeos identicos, com 8 meses. É uma experiencia incrivel, magica. Tenho aprendido muito com esse presente duplo que Deus me deu. Me sinto agraciada.

Frances disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Frances disse...

ola,sou Frances e descobri que estou gråvida de gêmeos...estou de 6 semanas apenas...e com muitas duvidas...quanto se engorda??de noite como é??um acorda e o outro chora??

SILVIO DUARTE disse...

http://topnews.com.br/noticias_ver.php?id=12797
boa noite leia sobre os gemeos de ARIPUANÃ

jorge luiz rezende disse...

Ola, Boa tarde! Eu sou gêmeas idênticas! E gostaria de saber se ha possibilidade de ter um gêmeos tbm ? rs Aguardo resposta! Mto obrigada!